Cubo de Rubik






O cubo de Rubik é um quebra-cabeça tridimensional, inventado pelo húngaro, Ernő Rubik em 1974. Originalmente foi chamado "o cubo Mágico" pelo seu inventor, mas o nome foi alterado pela Ideal Toys para cubo de Rubik. Neste mesmo ano, ganhou o prémio alemão do "Jogo do Ano" (Spiel des Jahres).

O Cubo de Rubik é um cubo geralmente confeccionado em plástico e possui várias versões, sendo a versão 3x3x3 a mais comum, composta por 54 faces e 6 cores diferentes, com arestas de aproximadamente 5,5 cm. Outras versões menos conhecidas são a 2x2x2, 4x4x4 e a 5x5x5.


É considerado um dos brinquedos mais populares do mundo, atingindo um total de 900 milhões de unidades vendidas, bem como suas diferentes imitações.

História
O primeiro prototipo do cubo foi fabricado em 1974 pelo professor do Departamento de Desenho de Interiores na Academia de Artes e Trabalhos Manuais Aplicados em Budapeste (Hungria). Quando Rubik criou este quebra-cabeça, a sua intenção era criar uma peça que fosse perfeita em si mesmo, no que se refere à geometria. A sua principal função foi para ajudar a ilustrar o conceito da terceira dimensão aos seus alunos de arquitetura. A primeira peça que realizou foi em madeira e pintou os seus seis lados com seis cores distintas, para que quando alguém 
girasse as faces do cubo, tivesse uma melhor visualização dos movimentos realizados.


Descrição

O invento, descendente dum prototipo 2x2x2, criado por Larry Nichols em Março de 1970, é um quebra-cabeça que consiste num cubo. Cada uma das suas seis faces está dividida em nove partes, 3x3, num total de 26 peças que se articulam entre si devido ao mecanismo da peça interior central, oculta dentro do cubo.

Curiosidades
* O cubo de Rubik possui 43.252.003.274.489.856.000 (43 quintilhões) de combinações possíveis diferentes.
* Se alguém pudesse realizar todas as combinações possíveis a uma velocidade de 10 por segundo, demoraria 136.000 anos, supondo que nunca repetisse a mesma combinação.
* Ernő Rubik, inventor deste quebra-cabeça, demorou um mês a resolver o cubo pela primeira vez.



Quem eram os teletubbies?


Essa é uma coisa que você provavelmente jamais se perguntou, mas que no fundo sempre quis saber. Pois afinal, quem são osmalditos atores que fazem o papel dos entediantes Teletubbies?
99,9% das pessoas não sabem a resposta para essa pergunta, porém depois de muitas pesquisas descobrimos quem são esses "heróis" que aceitaram interpretar os personagens mais doidões de todos os tempos da TV. Então, confira e conheça esses mestres da atuação:
black dipsy
John Simmit atualmente é um comediante de stand-up (grande evolução na carreira).
 kids_tele_po
Depois de Teletubbies ela participou de outras séries sem grande sucesso. Seu último trabalho foi uma peça de teatro. Em agosto desse ano ela teve seu primeiro filho (tomara que ela não faça a criança assistir seu "grande trabalho na TV").
teletubbies
Depois dos Teletubbies ela se dedicou a carreira de diretora e coreógrafa, conseguindo um bomsucesso.
Tinky-Winky2
O maluco com cara de psicopata, parece ter largado a carreira artística depois dos Teletubbies (até eu largaria também), não existem informações do que ele está fazendo hoje em dia.